quarta-feira, 14 de julho de 2010

CAMINHAR...CAMINHAR...ATÉ CHEGAR AO ENCONTRO


De tudo, ficaram três coisas:

A certeza de que estamos sempre começando...

A certeza de que precisamos continuar...

A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...

Portanto, devemos:

Fazer da interrupção, um caminho novo...

Da queda, um passo de dança...

Do medo, uma escada...

Do sonho, uma ponte...

Da procura, um encontro...

(Fernando Pessoa)

Começar sempre é sabedoria, é coragem, é sinal de esperança. É amor que se renova constantemente e, por, isso, não envelhece. Recomeçando sempre, livramo-nos da armadilha da rotina, da indiferença e da passividade. Trata-se de começar sempre, mas não fazer sempre o que sempre se fez, pelos simples fato de que sempre se fez. A vida é mudança. E vida espiritual é ainda mais mudança, pois devemos nascer de novo, como disse Jesus a Nicodemos. “Procurem ir começando sempre” – dizia a S. Madre Teresa – revelando sua abertura de mente e de coração, sua visão de futuro e a convicção de que a presença de Deus nos interpela na vida de cada dia.

Começar sempre é querer ter um ideal abrangente e lutar para conquistá-lo. É saber sonhar e nunca deixar de sonhar, olhando para o amanhã com um olhar novo e constantemente renovado, com desejo de novas descobertas. É dar espaço à criatividade, à invenção da própria existência, vivida com amor.

Ah! O amor! É ele que faz novas todas as coisas. É ele que “não cansa e nem se cansa”. É ele que torna leves todos os pesos. É ele que elimina as distâncias e se faz presente onde é exatamente direcionado: sempre para construir pontes, para aliviar feridas, para alegrar o coração de quem quer que seja, para instaurar encontros, para satisfazer todas as necessidades e para tornar possíveis todas as iniciativas apostólicas e nos insere profundamente no coração da Igreja.. “No coração da Igreja, minha Mãe, serei o Amor. E é ele que nos faz sempre mais semelhantes a Deus e nos fixa Nele – Amor Encarnado, Suma Bondade, Alegria Infinita”, Suma Felicidade – lançando-nos nos braços da Eternidade.

Precisamos caminhar! Pois a vida é “Caminho de perfeição”. Passo a passo, avançando em direção de Quem nos espera, sem perdermos o rumo já traçado, desde sempre, no projeto de Deus. Progredir! Crescer! Subir! Superar o cansaço, enfaixar as feridas, respirar fundo (os ares do Espírito), continuar a subida, passar pelas “noites escuras” da vida e encontrar-nos com a BELEZA INFINITA. E contemplar! Com a liberdade dos filhos de Deus.

Seremos interrompidos em nossa caminhada. A interrupção será breve e consistirá numa passagem, numa simples passagem que nos levará à porta da eterna novidade: Novos Céus, Nova terra, Vida Nova, Casa do Pai, Morada da Virgem, Comunhão dos Santos, Eterno Banquete, Amor e Felicidade sem fim em Deus-Trindade.

Aqui e agora, em nossa breve caminhada na história, tudo se torna ponte, tudo se torna escada para chegar ao ENCONTRO.

Encontro!Onde te escondeste Amado, e me deixaste com gemido?... Rompe, enfim, esta tela! E aconteça o Doce encontro”.

É sonhar alto? Mas é preciso sonhar, porque este é o sonho de Deus.

Frei Pierino Orlandini

Nenhum comentário:

Postar um comentário